quarta-feira, 13 de maio de 2015

MPB EVA: Show de lançamento - Trio Madeira Brasil


No próximo sábado (16), teremos de volta os meninos já conhecidos da Fundação: o Trio Madeira Brasil! Eles já estiveram na FEK algumas vezes, sendo as primeiras nos anos de 2002 e 2006, deixando todos apaixonados pela sua música e talento.

Trio Madeira Brasil na FEK em 2006

Para o MPB EVA, eles obviamente não poderiam estar de fora. Então, não vão só participar, mas também abrir a série de shows, que têm início nesse mês de maio e vão até outubro. Os eventos contarão com nomes como Yamandu Costa, Hamilton de Hollanda, Soraya Ravenle e Marcelo Caldi.


Mas como esse post é sobre o trio, vamos contar um pouco mais sobre a história dos garotos!



Quando surgiu e gravou seu primeiro CD, em 1988, o grupo obteve excelentes matérias da crítica especializada e a partir de então tornou-se um colecionador de prêmios e fãs.
O mais recente foi em 2011, quando conquistou o Prêmio da Música Brasileira como melhor disco de MPB, intitulado “Quando o Canto é Reza”, em parceria com a cantora Roberta Sá, gravando a obra do compositor do Recôncavo Baiano Roque Ferreira.
O Trio Madeira Brasil é integrado por três virtuoses em torno de uma proposta artística ousada: fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada, lançando mão de um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira e atento a manifestações de outras culturas.

Entre alguns destaques da carreira estão a participação no Free Jazz Festival de 1999, onde o grupo se destacou como única atração nacional a obter cotação máxima no ranking do jornal O Globo, que também o elegeu como o melhor show instrumental do ano; gravação de especial para a TV Francesa  com o violonista Baden Powell; turnês por quase todos os países e participação nos mais importantes Festivais de música instrumental do mundo; lançamento em 2003 do CD em parceria com o compositor Guilherme de Brito, onde recriaram através de elaborados arranjos os maiores sucessos do compositor com ênfase nas parcerias deste com Nelson Cavaquinho. O CD fez com que a crítica o nomeasse como “clássico e essencial”; participação no documentário sobre Choro “Brasileirinho”, com direção do finlandês Mika Kaurismaki e direção musical de Marcello Gonçalves, com estreia em 2005 no Festival de Cinema de Berlim; representou oficialmente o Brasil na Copa do Mundo em 2006Participação no documentário com show na Casa das Culturas do Mundo em Berlim.


Trio Madeira Brasil na FEK em 2006

Ronaldo do Bandolim (1950) é um dos maiores bandolinistas brasileiros, que há duas décadas tem emprestado seu som e seus deliciosos improvisos ao Conjunto Época de Ouro, o mais tradicional grupo de Choro em atividade. Participou de gravações antológicas com grandes nomes da música brasileira, como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Rafael Rabello e Chico Buarque. Gravou dois cds solo, um em homenagem a Juventino Maciel e Jonas do Cavaquinho e outro em dedicado a Ernesto Nazareth.

Zé Paulo Becker (1968) antes de mergulhar fundo no mundo do Choro, construiu uma sólida reputação como violonista, dominando o repertório clássico e ganhando prêmios significativos em concursos de violão. É mestre em música pela UFRJ. Lançou os CDs Lendas Brasileiras, com arranjos para violão solo de clássicos da música brasileira, Sob o Redentor, com composições próprias, sendo duas em parceria com Aldir Blanc, Um violão na roda de choro, junto com um álbum de partituras, levando assim suas composições para todas as rodas de Choro e Pra Tudo Ficar Bem.

Marcello Gonçalves (1972) Um dos mais celebrados violonistas de 7 cordas do Brasil, é também integrante do grupo Rabo de Lagartixa e tem duo com Henrique Cazes, com quem gravou o CD Pixinguinha de Bolso, dedicado à obra do mestre do Choro e Vamos Acabar com o Baile, sobre a obra de Garoto. Diretor Musical de trabalhos marcantes da música brasileira, como o documentário sobre Choro “Brasileirinho”, o CD/DVD “Uma Noite Noel Rosa” e "Quando o Canto é Reza" de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil, além da Produção Musical de "YV", de Yamandú Costa e Valter Silva. Desenvolve também carreira de solista, gravando e participando de festivais internacionais de Guitarra.



O primeiro MPB EVA será no dia 16/05 às 17h, na Fundação Eva Klabin, com visita mediada ao acervo do museu às 15h30min.

Os ingressos estão: R$50 a inteira e R$25 a meia e os sócios do clube sou+Rio do O Globo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário